sexta-feira, 4 de abril de 2014

#Literatura em Foco - Utopia e Distopia



Utopia

   Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária, referindo-se a uma cidade ou um mundo porém em outro paralelo. Utopia vem de radicais gregos e significa "lugar que não existe". Utopia foi um termo inventado por Thomas More, um escritor inglês e humanista, que ficou impressionado que Américo Vespúcio contou sobre a ilha de Fernando de Noronha, que foi avistada pelos europeus em 1503. More falou que nessa mesma ilha ele poderia construir uma civilização perfeita*.

Algumas Obras Utópicas:


  1. A República - Platão 
  2. Livro de Apocalipse (bíblia sagrada) 
  3. Utopia - Thomas More 
  4. A Utopia Moderna - H. G. Wells 

Distopia


   A distopia é um conceito filosófico adotado por vários autores e expresso em suas criações ficcionais, nas quais eles retratam uma sociedade construída no sentido oposto ao da utopia. Nestes estados impera a corrupção e as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo revelam-se elásticas. As conquistas tecnológicas são utilizadas também como instrumentos de monitoramento dos indivíduos, da Nação ou de grupos empresariais. Veja-se, por exemplo, o que ocorre no livro de George Orwell, "1984" ou a série de Suzzane Collins, "Jogos Vorazes".
   A maior parte das vezes as histórias são narradas por um protagonista ciente da realidade, porém mergulhado na ignorância geral. Os autores incrementam os enredos com elementos como o abuso da repressão material e mental, a utilização de entorpecentes e de robôs, e a exclusividade do saber, meios usados para oprimir diretamente a sociedade.


Algumas Obras Distópicas:


  1. Jogos Vorazes (Trilogia) - Suzzane Collins 
  2. A Seleção (Trilogia) - Kiera Cass 
  3. Divergente (Trilogia) - Veronica Roth 
  4. Laranja Mecânica - Anthony Burgess 


*Para Thomas More, utopia era uma sociedade organizada de forma racional, as casas e bens seriam de todos e não de indivíduos, as pessoas passariam seu tempo livre envolvidos com leitura e arte, não seriam enviados para a guerra, a não ser em situações extremas, assim, esta sociedade viveria em paz e em plena harmonia de interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário