terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

#Resenha - Sentinela - Thais Lopes

Informações do Livro

Título: Sentinela
Série: As Crônicas de Táiran
Autor: Thais Lopes
Editora: Senhor da Lenda
Páginas: 299
Ano de lançamento: 2014

Sinopse:

    Desde sua criação, ninguém atravessara os portões do Reino C'erit. Ninguém sabia o que acontecia por trás deles, ou qual havia sido o destino das pessoas que, tempos atrás, haviam se isolado ali para construir um novo lar. Por isto, até mesmo os Guardiões se surpreendem com a chegada de uma mensagem.
    Quando a Arqui-Guardiã Aíla é enviada em resposta ao chamado, ela não faz ideia do que vai encontrar. Mas nem mesmo uma vida inteira na cidade-fortaleza dos Guardiões poderia prepará-la para o que precisará enfrentar: traição, uma nova ameaça à Ordem, e um homem capaz de abalá-la.


Sentinela: Ficção e romance em uma mistura perfeita

    Sentinela, 2014, é o segundo livro publicado pela autora Thais Lopes e o primeiro da série As Crônicas de Táiran, que diferente de O Ciclo da Morte, segue para o lado da Ficção Cientifica do que a Fantasia.
    No livro, somos transportados para um novo sistema chamado Ionessen, onde várias raças vivem em distintos planetas, neste primeiro livro, conhecemos um pouco das civilizações Airenis, C'erit e os Guardiões e alguns grupos como os Mercenários, Guerrilheiros, Tairi'alen (pessoas que agraciadas com os dons dos Taíran -fundadores da ordem dos guardiões) e cada uma dessas civilizações vive sua vida, sem interferir nos outros planetas, mas tudo muda quando a ordem dos Guardiões recebe uma mensagem do reino C'erit e a Arqui-Guardiã Aíla é designada para a missão de passar os portões de interseção entre os planetas. Ao chegar no planeta um trio de guardas insiste que Aíla volte e ela se recusa, dizendo ter de completar a missão e os guardas a atacam mas ela acaba derrotando os três e só então ela recebe a permissão do rei Kai Ithar para ingressar em seu reino e ela é levada a sala onde o rei estava.
"– Sua presença aqui não foi sancionada pelo rei. – o soldado tornou a falar. – Parta imediatamente ou será detida.
Inclinei minha cabeça para a direita, pensando se eles realmente esperavam que obedecesse. Parecia que sim. Não que aquilo me surpreendesse... Baixa e de compleição enganadoramente delicada, como eu era, eles não eram os primeiros a me subestimar. Mas eu não era uma Arqui-Guardiã por acaso.
– Partirei apenas se dispensada por quem enviou o pedido de ajuda. – desta vez minha voz soou fria e carregada com o poder dos Guardiões."
    Em uma tentativa de descobrir quem fez o chamado, Aíla faz algumas perguntas e todas são respondidas de um forma evasiva do rei, até que ela atinge o rei com uma pergunta e Kai acaba contando todos os acontecimentos de seu reino.
    O livro é narrado pelo ponto de vista de Aíla e durante esta narração passamos a conhecer diversos personagens de características fortes e também não posso deixar de falar da própria guardiã, diferente do que estamos habituados a encontrar, ela apresenta força e decisão com seus momentos de devaneios sobre os acontecimentos mas nunca se deixa abalar, um personagem forte para uma história forte.
    Eu realmente esperava essa qualidade magnifica neste livro, pois já havia lido o Ciclo da Morte da mesma autora e sabia suas capacidades na escrita, mas devo dizer que na realidade o livro passou e muito da minha expectativa, pois, Thais consegui trazer de uma forma tão leve um romance de peso que cresce durante o livro e não simplesmente se impõe de uma hora para outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário