quinta-feira, 10 de março de 2016

#Olhar Publicitário - O discurso: A arma mais sutil em seu arsenal


    O discurso é, com certeza, um recurso linguístico muito grande e poderoso na sociedade. Com um discurso bem escrito e apresentado pode-se ocorrer calamidades sem tamanho (vide os ideais de Hitler que, por mais que fossem ideias assombrosos, conseguiu mover um país a seu bel prazer -nisso devemos também levar em consideração a situação em que a Alemanha se encontrava na época) ou incentivar uma nação (neste caso nomes como Martin Luther King Junior ou Gandhi são bons exemplos para esse discurso). Depois de toda essa apresentação a vocês, meus caros leitores, está na hora de nos aprofundarmos nesse método de comunicação!


    Basicamente, o discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um contexto e diz respeito a 3 pontos básicos:

  • Quem fala
  • Pra quem fala
  • Sobre o que fala
    Peguemos por exemplo esse post, nele temos um discurso e é claro os três pontos

  • Quem fala? -Eu, Miguel
  • Pra quem fala? -Para você que tem interesse em tal assunto
  • Sobre o que fala? - olha o inception Um discurso, falando de um discurso
    Essa forma de linguagem é muito usada na publicidade e a mesma apela ao subconsciente, uma parte não física do cérebro onde guardamos nossas lembranças e podemos controla-la, acessando suas informações a partir de sentimentos fortes. Apelando ao subconsciente, trazemos a tona vontades e a ideia da compra da felicidade por meio de produtos muitas vezes supérfluos e caros.


Fragmento do discurso "I have a dream"
    Antes de finalizar esse post, gostaria de deixar aqui minha indicação, um exemplo de como um discurso pode ser poderoso, é um filme do irreverente e muito inteligente Charles Chaplin, que é "O Grande Ditador", lançado em 15 de outubro de 1940 e satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Foi o primeiro filme falado de Chaplin também. Um filme que vale muito a pena ser assistido, assim como qualquer obra de Chaplin!


Cena do filme "O grande ditador"

    Espero que tenham gostado dessa conversa sobre o fundamento do discurso, se tiver qualquer duvida, terei o prazer de responder ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário