sexta-feira, 21 de março de 2014

#Resenha - O Futuro da Humanidade


INFORMAÇÕES DO LIVRO:

Título: O Futuro da Humanidade
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
Páginas: 256
Ano de lançamento: 2005 
(BR)

SINOPSE:

"O Futuro da Humanidade" oferece uma rara oportunidade de repensar a sociedade e o rumo de nossas vidas. Cury nos presenteia com uma saborosa ficção que ilustra os ensinamentos presentes em seus livros e se apóia na sua vasta experiência profissional. Esta obra conta a trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina de espírito livre e aventureiro como o do navegador veneziano do século XIII, em quem seu pai se inspirou ao escolher seu nome.
Ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, Marco Polo se vê diante de uma realidade dura e fria: a falta de respeito e sensibilidade dos professores em relação aos pacientes com transtornos psíquicos, que são marginalizados e tratados como se não tivessem identidade. Indignado, o jovem desafia profissionais de renome internacional para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação - e menos remédios. Acreditando na força do diálogo e da psicologia, ele acaba causando uma verdadeira revolução nas mentes e nos corações das pessoas com quem convive.



O Futuro da Humanidade: Um "chacoalhão" social  


Augusto Cury surpreende com um romance com muitas verdades que muitas vezes deixamos de lado.

   Augusto Cury (psiquiatra) em seu primeiro trabalho romântico, "O Futuro da Humanidade" (2005) nos faz repensar em alguns conceitos de nosso dia a dia, uma aventura para desbravar o psique humano de uma forma leve.
   O livro conta a história de Marco Polo, um jovem inteligente e audacioso, como o guerreiro italiano em que seu pai se inspira na escolha de seu nome. Marco Polo entra para faculdade e como primeira matéria cursa Anatomia Humana e se assusta com a frieza com que tratam corpos de mendigos que são recolhidos para a dissecação, arrumando briga com o professor e sua equipe. O professor o desafia a encontrar a história do corpo que Marco Polo tem de abrir, então o garoto embarca em uma maravilhosa e reflexiva busca da verdade e entra no mundo de um mendigo amigo do morto, entra em seu mundo e passa a ver a verdadeira sociedade e os problemas que o ser humano causa ao próximo e ao mundo.
   Que tal sentar com uma boa xícara de café/chá e ler um livro que te faz pensar e repensar toda sua volta?! Se você procura por isso, esse é o livro que vai te proporcionar a cada página exatamente isso, em uma narrativa perfeita.
   Há ainda discussões sobre Deus, sobre a soberba e arrogância dos poderosos, depressões, sofrimentos psíquicos dos seres humanos, relação familiar, entre outros. Além de severas críticas a indústria farmacêutica, constatando a exploração do capitalismo nessa área e ao eterno embate entre Psiquiatria versus Psicologia.
   O autor consegue explorar cada ponto de seu cérebro com as reflexões, os poemas ao ar livre de Marco Polo e do Mendigo e todas as revelações do pobre e velho morador de rua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário