quinta-feira, 24 de julho de 2014

#Resenha - O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito

INFORMAÇÕES DO LIVRO:

Titulo: O Mago de Camelot
Autor: Marcelo Hipólito
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 151
Ano de Lançamento: 2013 (BR)

Sinopse:

   De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago.
   Na Britânia do Século V da Era Cristã - abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões -, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade.
   A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo e caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.


O Mago de Camelot: A ascensão á morte do maior mago conhecido no mundo

Acompanhe Merlin em sua aventura para coroar Artur o grande rei

   "O Mago de Camelot", do autor e parceiro aqui do blog, Marcelo Hipólito nos trás a envolvente história do conhecido e amado por uns e odiado por outros mago, druida e monge Merlin de sua simples vida a sua morte.
   No início do livro, temos um prólogo que conta a triste história de Nimue, uma jovem serva curandeira da natureza que viu seu destino: encontrar Avalon, a Ilha das Maças. Porém, acaba morrendo e passa a ser conhecida como a Dama do Lago. A partir daí se passa 200 anos e chegamos a cidade de Ratae e á pobre vida de dois garotos, Merlin e seu irmão mais velho Nennius, filhos de uma prostituta, ela os obriga a roubar moedas na agitação da cidade, quando, em uma investida a um monge gorducho, eles acabam sendo pegos e presos. Nennius acaba sendo morto por Blaisie para a visualização do futuro do usurpador, Vortigern, Merlin acaba sendo poupado da morte e é trinado pelo druida para futuramente se tornar um jovem poderoso e sábio. Aos vinte e cinco anos Merlin parte da Ilha de Avalon, a cada dia mais forte e servo do dragão - controlador do fogo sagrado - ele e Blaisie vão à Dumnonia, onde Merlin se aproxima de pessoas importantes como Duques, Barões e Reis, entre eles Uther Pendragon, filho de Constantino, o grande rei da britânia que teve o trono usurpado por Vortigern, Uther precisa da ajuda de Merlin, mesmo ele não gostando do druida, para conquistar a dama de Tintagel Igrane, que futuramente daria a luz a Artur Pendragon, o grande Rei Artur, mas a meia irmã de Artur, Morgana, está disposta a acabar com o reinado de seu meio irmão e acabar definitivamente com os planos de Merlin.
   Recriar a história famosa e pouco conhecida das lendas de Artur não é para qualquer um, ponto! Marcelo conseguiu essa proeza perfeitamente! Estamos habituados a ler/assistir a história a partir da idade avançada de Merlin, nas reuniões da távola redonda de Artur até a morte do rei, mas o autor consegui trazer os "bastidores" da vida do mago de uma forma fluida e com escrita coloquial que qualquer pessoa não habituada a este tipo de narrativa possa ler sem ter de pegar um dicionario ou ficar fazendo pesquisas para a descoberta das mesmas.
   Apenas observei algo que, para mim, incomodou um pouco durante a leitura, que foi a quantidade de informações, que mesmo tecidas de uma forma conexa entre elas e necessárias para o andamento da narrativa, ficou com um andamento demasiado rápido.
   Apesar deste pequeno defeitinho que eu vi no livro eu super recomendo a leitura dele, principalmente se você gosta das lendas arturianas e quer conhecer a vida do querido mago Merlin.

XOXO
Miguel 

Um comentário:

  1. Adoro livros que se passam em uma época histórica, e a história parece ser super envolvente. Fiquei com vontade de ler, entrou para a wishlist!
    Estou seguindo aqui...
    Beijos, http://leiturasemfrescuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir