segunda-feira, 26 de maio de 2014

#Resenha - O Grande Labirinto

INFORMAÇÕES DO LIVRO:

Título: O Grande Labirinto
Título Original: El gran laberinto
Autor: Fernando Savater
Editora: Planeta Jovem
Páginas: 223
Ano de lançamento: 2005 (ES)/ 2006 (BR)

Sinopse:

Algo terrível está acontecendo no estádio. As pessoas que vão até lá presenciar o chamado "jogo do século" não tornam a sair, apenas de já estarem há mais de uma semana presas. E umas figuras monstruosas ocupam o campo... Fisco, Jaiko, Sara e Arno têm de tentar resgatar seus aparentemente enfeitiçados familiares. Para isso, precisam reunir as oito letras de uma palavra chave que ignoram e viajarão por mar e terra para consegui lãs, e até mesmo pelo mundo subterrâneo...Terão oportunidade de conhecer Dom Quixote e Sherlock Holmes, visitaram com Simbá e discutirão sobre o amor e a morte com um fantasma em seu palácio enfeitiçado.

O Grande Labirinto: As aventuras inimagináveis de quatro amigos pelo mundo literário começou

Como você reagiria se uma cidade dependesse de você e seu amigos para ser salva?

   "O grande labirinto" é um dos trabalhos mais recentes do escritor espanhol Fernando Savater, nem todos os livros criados pelo autor (um coletânea de 80 livros ao todo) foram traduzidos para o português. 
   O livro nos leva a uma pequena cidade espanhola em que está ocorrendo no estadio da cidade o "Jogo do Século", que já perdurava por uma semana e que na verdade não existe jogo nenhum, tudo é obra de criaturas das trevas intituladas por "Psicófagos" que nos possuem se deixarmos entrar, eles não conseguem penetrar o querer de cada um, mas utilizam as emoções, disfarçam-se e tentam abrir a porta para os que conduz ao domínio da nossa mente. Assim entrados na mente, comem-nos a alma e devoram-nos a vontade. E os dois amigos, Jaiko e Fisco descobrem sobre todo o plano maligno envolo no estadio, e em uma tentativa de salvar os pais deles encontram Sara e Arno, dois irmãos que estão lá pelo mesmo motivo e acabam sendo ajudados por uma senhora que os entrega uma pequena lata e diz que para a liberdade de todos, os garotos deveriam encontrar e organizar 8 letras, então eles tem de entram nas histórias dos livros como a de Dom Quixote de la Mancha e Sancho Pança, Sherlock Holmes, ajudam a Enciclopédia de Denis Diderot, dentre muitas outras aventuras, até que conseguem as 8 letras perdidas, as organizam e levam ao estadio para libertar as pessoas "encantadas" com a suposta partida.
   Esse é um livro bem interessante que a cada página nos remete a um livro/história diferente da anterior como por exemplo o nome da livraria em que toda a aventura se passa chamada "O poço e o pendulo", pra quem não sabe esse é o nome de um inesquecível conto de Edgar Allan Poe, o "Labirinto das Sereias", local de passagem entre o mundo real e o mundo literário, é o título de um 
romance de Pío Borja e muitos outros exemplos visíveis na Sinopse e no Resumo da obra.
   O livro é escrito de uma forma leve e que faz a leitura fluir normalmente sem esforços trazendo momentos de humor e momentos de drama sem muito embaralho.
     Savater conseguiu uma boa mistura entre o clássico e o moderno nesse livro incrível que consegue te levar com ele nas aventuras das 4 crianças por histórias muito conhecidas.

3 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa para descobrir os segredos!
    Beijo
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, essa história me pareceu ser bastante interessante!
    Eu não conhecia o livro nem o autor, mas muito que me agradou o enredo do livro.
    Beijos

    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, o livro parece ser muito bom, nunca li nenhum livro de um autor espanhol, quem sabe esse não ira ser o primeiro. Parabéns pela resenha, está ótima.
    Abraços.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir