domingo, 4 de maio de 2014

#Resenha - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

INFORMAÇÕES DO LIVRO:

Título: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Série: As Crônicas de Nárnia
Título Original: The Lion, the witch and the Wardrobe
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Páginas: 180

Ano de lançamento: 
1950 (UK)/ 1997 (BR)

SINOPSE: 

   "Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.


O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa: O inverno está para acabar e uma luta gigantesca pela liberdade deste mundo se formar

A esperança e o Leão podem chegar no momento mais critico e oportuno

   "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-rouopa" (1950 - UK/ 1997 - BR) é o segundo livro da série "As Crônicas de Nárnia", mas o primeiro livro escrito por C. S. Lewis e é também a história mais conhecida, o livro publicado em 1950 foi, na verdade, escrito em meados de 1940.
   Neste livro acompanhamos as aventura dos quatro Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que estão vivendo na casa de campo de um professor por estarem fugindo dos bombardeios a Londres durante a II Guerra Mundial. Lá encontram um guarda-roupas (origens reveladas no livro "O Sobrinho do Mago") que é uma passagem para um mundo diferente do nosso, Nárnia. Nárnia esta sofrendo nas mãos da temida Rainha branca, Jadis (Sim! Lembra da rainha de Charn, também falada no livro "O Sobrinho do Mago"?! Ela mesma), que faz com que aquele mundo sofra num inverno eterno. Edmundo acaba traindo os irmãos e os entregando a temida Jadis, que tenta mata-lo por trai-la (complicado né!), Aslam toma o lugar do garoto para ser sacrificado em seu lugar, mas, ele revive algumas horas depois de morto. Aslam então parte para libertar os narnianos transformados em pedra pelos poderes da rainha megera, após libertos os narnianos e Aslam partem para a batalha e vencem Jadis. As quatro crianças são coroadas e tem um longo e prospero reinado, até que em uma caçada eles retornam ao "Ermo do Lampião" e voltam ao nosso mundo pelo mesmo Guarda-roupa que entraram.
   Mais uma vez Lewis nos surpreende em continuar o seu "Mundo Complexo" escrito de uma forma leve e divertida, que vai prender o leitor do inicio ao fim com as aventuras dos Pevensie.
   Mais uma vez falo da religiosidade empregada, meio que sutilmente, no livro, Aslam vem em ajuda aos narnianos, e para salvar um mundo perdido para o mal, representa uma esperança, enquanto Cristo vem também em ajuda ao homem e para salvar uma sociedade perdida para o mal.
   "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" é um livro mostra a todo e qualquer leitor que ele não é um simples livros infanto-juvenil, ele nos passa não uma mas(, porém, contudo, entretanto, todavia) varias lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário